retina função

Para entender melhor o olho humano e sua maravilhosa complexidade, talvez fique mais fácil falar de uma invenção inspirada justamente pela visão: a máquina fotográfica.

A retina, por exemplo, tem a mesma função do filme fotográfico. Ou seja, é nela que a imagem captada é registrada, decodificada e enviada ao cérebro. Localizada na parte de trás do olho, a retina tem milhões de células fotorreceptoras, cuja função é justamente transformar as ondas luminosas em imagens.

Uma das regiões mais nobres da retina, e a mais rica em células fotorreceptoras, é a mácula, responsável por distinguir detalhes no meio do campo visual. É por isso que pacientes com degeneração macular têm dificuldades justamente com a visão central.

funcao da retina

Se a retina é como o filme fotográfico, as lentes desta “câmera” são a córnea e o cristalino. Eles são responsáveis pela convergência das ondas luminosas. A córnea fica na parte externa do olho, enquanto o cristalino fica na parte interna, logo atrás da pupila.

Por falar em pupila, é ela, juntamente com a íris, a responsável por regular a quantidade de luz que passa pelo olho. Para ser mais preciso, a pupila é o ponto escuro que fica no centro do nosso olho, enquanto a íris é a parte colorida que fica ao redor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *